Rigor acadêmico, qualidade e segurança.

Desde 1979, selecionando e avaliando os mais bem preparados candidatos de todo o Brasil.

ÁREA DE ATUAÇÃO

As principais atividades da VUNESP estão divididas em três partes: Concursos, Vestibulares e Avaliações.
Ao longo dos seus 43 anos de existência, foram realizados pela Fundação cerca de 3.600 projetos, totalizando mais de 64 milhões de inscritos.

Concursos

A Vunesp realizou seu primeiro concurso em 1988. Desde então, já foram executados aproximadamente 2,5 mil concursos dos quais participaram cerca de 22,7 milhões de candidatos.
Há órgãos que contratam a Vunesp há décadas para realizar os seus concursos e processos seletivos, tais como o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Secretaria da Educação/SP, O Ministério Público/SP e a Polícia Militar/SP.

Ainda que a maioria dos concursos seja para órgãos paulistas, a Fundação realizou grandes projetos em outros estados, como os concursos para os Tribunais de Justiça em dez estados, o Ministério Público do Espírito Santo, as Polícias Civis da Bahia, Ceará e Roraima, entre outros.

Alguns de nossos Clientes

A Vunesp realizou neste século mais de 70 concursos para o Tribunal de Justiça/SP, com número de inscritos superior a 2,5 milhões. Além do TJ paulista, outros Tribunais de Justiça já realizaram concurso com a Vunesp ao longo desta década, como os do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

A Polícia Militar é outro órgão com muitos projetos feitos pela Vunesp, 46 na última década, com mais de 1,7 milhão de inscritos e destaque para os 273 mil inscritos dos 3 concursos mais recentes realizados para soldado.

O Ministério Público/SP também já contratou a Vunesp para avaliar mais de 460 mil inscritos em 27 concursos, com destaque para os 84.267 candidatos para 24 vagas de auxiliar de promotoria, média de 3.511 inscritos por vaga.

Outros importantes órgãos fazem ou fizeram recentemente concurso com a Vunesp, entre eles prefeituras como a da capital e de cidades como Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Tipos de Provas

A Vunesp está preparada para aplicar toda a diversidade possível de provas para seleção de candidatos em concursos públicos, desde teste de aptidão física e avaliação psicológica a provas práticas para carreiras como motorista de caminhão, calceteiro, coveiro, esgoteiro, carpinteiro, eletricista, pintor, mecânico, marceneiro, soldador, operador de máquinas para motoniveladora, pá carregadeira, retroescavadeira hidráulica e trator agrícola, usando os exemplos de provas já aplicadas pela Vunesp.

A Vunesp está preparada para aplicar provas para todas as necessidades. Se desde o século passado as aplicações de provas já contemplavam cadernos de questões ampliados ou em braille, há algum tempo a Fundação oferece o acompanhamento de um intérprete de Libras e tem aplicado o Vestibular Unesp com videoprova em Libras.

Vestibulares

Entre os vestibulares, a Vunesp realizou pelo menos 65 exames para mais de 350 mil inscritos por ano em 2021 e 2022. As seleções são para instituições particulares e públicas, entre elas Unesp, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A impressão da prova da Unesp é feita na própria gráfica da Vunesp, com segurança pra mais de 67 mil candidatos da primeira fase e mais de 32 mil na segunda fase. Segurança, lisura e respeito ao cronograma são fundamentais para a Vunesp atender os seus clientes e concluir seus projetos com a excelência de sempre, fazendo muitos projetos simultaneamente, como no caso dos vestibulares, sempre aplicados num mesmo período do ano, a maior parte no final do segundo semestre.
Cada vestibular tem suas próprias peculiaridades, sempre de acordo com o perfil de cada instituição de ensino, dos cursos que oferece e do perfil dos alunos que ela busca. A Vunesp elabora uma prova de acordo com as diretrizes de cada vestibular.
O exame de ingresso na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por exemplo, tem um processo de provas distinto para os cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia ou Sistemas Biomédicos, com um dia de prova, em relação ao modelo para o curso de Medicina e seus dois dias de exame para selecionar 180 candidatos num universo de quase 6,5 mil pessoas.
A Vunesp possui estrutura e capacidade para aplicar um vestibular como o da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 62 cidades do Amazonas e com dois modelos, o exame de ingresso para mais de 27 mil candidatos e o Sistema de Ingresso Seriado para mais de 30 mil inscritos.

Avaliações

Na área de avaliação em larga escala, destacam-se as aplicações do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE).
A Vunesp já firmou uma parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a elaboração do Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) e da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), importantes exames de abrangência nacional.

A Vunesp acumula também experiências com programas de avaliação no Senai e no Sesi, exames para a Ordem dos Advogados do Brasil e para ingresso na residência médica em várias instituições.

Saresp

A Secretaria da Educação/SP, um dos clientes mais antigos entre os das avaliações realizadas pela Vunesp, registra números impressionantes: 18 milhões de pessoas avaliadas nas provas do Saresp ou selecionadas em concursos de promoção ou ingresso, especialmente neste século. Só o Saresp é responsável anualmente por uma aplicação de prova para mais de 1 milhão de alunos em todas as regiões das 645 cidades do Estado de São Paulo

Abrangência em outros estados

Criado pela Secretaria de Educação do Pará, o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) teve suas provas aplicadas pela Vunesp para mais de 2,5 milhões de alunos em 5 anos. A última edição teve aplicação de prova para mais de 600 mil alunos em todas as 145 cidades paraenses.

Contratação para a maior avaliação do país

A Vunesp foi responsável pela correção das redações produzidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com 7,6 milhões de inscritos. Entre a aplicação da prova e a publicação do resultado, a equipe responsável pelo trabalho executado em todo o País realizou em 60 dias a tarefa planejada durante o ano inteiro. Milhares de corretores foram selecionados, treinados e supervisionados para que o trabalho mantivesse o padrão que fez com a Vunesp fosse contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, para a avaliação mais importante do Brasil.